A importância da respiração no Método Pilates.
Segundo Joseph Pilates, criador do método:
“Respirar é o primeiro e último ato da vida.Nossa vida depende disso. Visto que não podemos viver sem respirar, é tragicamente deplorável contemplar os milhões e milhões que nunca aprenderam a dominar a arte de respirar corretamente.”
Muito mais do que apenas fornecer o oxigênio ao corpo, a respiração no Pilates é uma das bases para que haja uma ótima execução do movimento, isso por que através da respiração conseguimos unir os demais princípios do método.
Estresse e as correrias do dia-a-dia fazem com que você diminua os ciclos respiratórios sem perceber. Mas quando os pulmões se expandem, eles permitem a oxigenação de todas as células do corpo, através do seu transporte pela corrente sanguínea.
Para Joseph, o fato de o seu Método proporcionar a oxigenação plena das células do corpo, poderia contribuir para a cura de algumas doenças e lesões.
Algumas dicas para descobrir seu padrão respiratório:
Ø Perceber a mobilidade da caixa torácica para frente, para trás e nas laterais.
Ø Perceber o ritmo da respiração.
Ø Definir se o padrão respiratório tende a ser clavicular (respiração com elevação dos ombros, havendo tensão nos músculos do pescoço, das costas, e peitoral); torácica (movimento da caixa torácica) ou diafragmática (movimento na barriga).
Ø Sendo esse último o correto, pois o foco será no músculo diafragma, principal músculo da respiração.
No ciclo respiratório, quando inspiramos o diafragma desce, permitindo a expansão do abdome, aumentando seu espaço interno e a sucção de ar. Quando expiramos, o diafragma sobe, comprimindo os pulmões, empurrando o ar pra fora.
Treinar a respiração beneficia corpo e mente:
Ø Melhora a execução dos movimentos: A atenção do aluno durante a inspiração e a expiração pode fazer toda a diferença na execução dos movimentos e no controle da musculatura, potencializando o efeito do exercício e até auxiliando após a atividade.
Ø Relaxa o corpo e a mente: reduz a ansiedade, diminui a dor muscular e melhora o rendimento durante a atividade.
Ø Evita surgimento de infecções respiratórias: a eficiência expiratória aumenta a capacidade de troca de gases, principalmente a troca do ar residual mantendo, assim, o PH ideal nos pulmões e evitando o surgimento de infecções respiratórias.
Ø Controla as emoções: a mente fica mais alerta e a melhora na saúde e na qualidade de vida é visível.
Ø Disposição: Respirando corretamente, o sistema imunológico fica fortalecido, combatendo doenças respiratórias, enxaquecas e má digestão com facilidade; a eliminação de toxinas é mais eficiente e há uma melhora na disposição e no bem-estar de forma geral.
Concluindo...
O ar é universal, de extrema importância para todos os seres vivos e respirar corretamente é mais importante do que possa imaginar.
Até a próxima!
Autora:
Dra. Francieli Mortari da Silveira
CREFITO 250448-F
Fisioterapeuta, pós graduanda em Terapias Manuais e Instrutora de Pilates no Zentrum Pilates e Bem-estar, Brusque/SC.
Comments