Você sabia que de acordo com a Diretriz Brasileira de Prevenção Cardiovascular, a epidemiologia das doenças cardiovasculares neste início de século, possui comportamento semelhante as grandes epidemias dos séculos passados?
As doenças cardiovasculares são responsáveis pela maior causa de mortalidade no Brasil e é a principal causa de internação hospitalar pelo SUS, correspondendo a 22% das internações.
Isto pode ser devido ao fato de que a população idosa está em crescente aumento e que nos últimos anos têm crescido a prevalência de fatores de risco.
Os fatores genéticos, metabólicos e estilo de vida, principalmente relacionadas à atividade física e hábitos alimentares, têm sido as causas mais pesquisadas.
Alguns fatores de risco das doenças cardiovasculares:
Estresse
Histórico familiar com doença cardiovascular
Sexo masculino (acima de 45 anos) e sexo feminino (acima de 55 anos)
Tabagismo
Diabete mellitus (tipo 2)
Obesidade
Sedentarismo
Maus hábitos alimentares
A literatura demonstra que a prática regular de exercícios físicos é fator relevante na prevenção primária dessas doenças. Logo, um estilo de vida ativo pode reduzir a incidência de morte prematura e diminuir o risco de doenças cardiovasculares.
Um programa de condicionamento físico é capaz de elevar o consumo de oxigênio acima dos níveis de repouso, ou seja, tem o sistema cardiorrespiratório como determinante.
E também pode ser composto por exercícios de caráter resistido, trabalhando fortalecimento muscular, proporcionando aos músculos capacidade para suportar o esforço contínuo contra uma resistência externa.
Um exemplo de atividade física que envolve exercícios resistidos é o Método Pilates.
É importante lembrar que para que o Pilates seja realizado com segurança, deve-se respeitar a individualidade dos pacientes, levando em consideração a doença de base, a condição clínica e outras doenças associadas.
Alguns dos benefícios do Pilates para portadores de doenças cardiovasculares:
Vasodilatação arterial
Redução nos níveis de pressão diastólica e sistólica (Diminuição da pressão arterial)
Melhora tônus muscular
Redução da porcentagem de gordura corporal
Gasto energético considerável, com consequente alteração no metabolismo celular
Aptidão física
Melhora da metabolização dos carboidratos e da oxidação de gorduras, reduzindo os níveis de lipídeos circulantes e intramusculares, melhorando a sensibilidade à insulina, prevenindo assim, o desenvolvimento de Diabetes Mellitus tipo 2.
Participar de atividades corporais de forma regular tem sido aconselhado por profissionais da área da saúde, pois tem como benefícios o bem-estar físico, psíquico e social, além de prevenir, controlar e curar doenças cardiovasculares.
O Pilates é um método de condicionamento físico que integra o corpo e a mente, restaura o corpo, elimina as dores musculares, amplia a capacidade de executar movimentos, aumentando o controle, a força, o equilíbrio muscular e a consciência corporal.
Até a próxima!
Autora:
Dra. Francieli Mortari da Silveira
CREFITO 250448-F
Fisioterapeuta, pós graduanda em Terapias Manuais e Instrutora de Pilates no Zentrum Pilates e Bem-estar, Brusque/SC.
Comments