Entenda porque e como o método funciona na reabilitação de doenças da coluna.
Sabe-se que o Pilates é um exercício físico muito completo, e quando se trata de coluna ele é um método de referência.
Os seus princípios fazem com que os movimentos sejam feitos de forma certeira e fluída, assim conseguindo desenvolver um programa consistente para cada patologia.
Aprender a consciência do alinhamento neutro da coluna vertebral e fortalecer os músculos posturais profundos que suportam esse alinhamento são partes extremamente importantes no processo de reabilitação do paciente com dor nas costas.
Mas por que o Pilates?
Pacientes com dor decorrente de movimento excessivo e degeneração dos discos e articulações intervertebrais são particularmente propensos a se beneficiar do método Pilates.
Além disso, as assimetrias posturais podem ser melhoradas, diminuindo assim o desgaste resultante de tensões desiguais nas articulações e discos intervertebrais.
O Pilates melhora a flexibilidade e a força dos músculos do quadril e cintura escapular.
O movimento fluido e apoiado por essas articulações ajuda a evitar o uso da força desnecessário na coluna vertebral.
O método também ensina a conscientização dos hábitos de movimento que podem estressar a coluna e ajuda o paciente a mudar esses hábitos para posturas mais saudáveis no dia a dia.
A consciência para observar a tensão excessiva e o uso do foco adequado ajudam o paciente a usar o corpo com eficiência.
Como ter certeza se posso fazer Pilates?
Antes de iniciar qualquer novo exercício, é sempre aconselhável consultar um profissional da saúde.
Antes de iniciar no Pilates, é importante verificar se o profissional Fisioterapeuta em potencial está apto e entende do assunto.
Uma boa avaliação inicial fará toda diferença no andamento do tratamento.
Após a primeira aula, o fisioterapeuta conseguirá traçar a linha de tratamento e adaptações necessárias para cada paciente.
Persistência
É muito importante explicar como funciona o processo de reabilitação e incentivar o aluno/ paciente, pois pode levar algum tempo para que todos os benefícios do exercício sejam percebidos.
Assim como “machucamos” a coluna gradualmente ao longo do tempo, aprender a usar os músculos de uma maneira que sustente - em vez de estressar - a coluna, também leva tempo e dedicação. Por isso, a persistência é imprescindível nessa jornada.
Então, se você sofre com dores ou mesmo já tem o diagnóstico de alguma patologia na sua coluna, não perca mais tempo, noites de sono e momentos agradáveis em família. Procure em sua cidade um espaço especializado em Pilates para reabilitação da dor e inicie seu tratamento. Com certeza será um ótimo investimento de curto e longo prazo para sua saúde e independência motora.
E se quer saber mais, entre em contato conosco, ficaremos felizes em ajudá-lo!
Dra. Jaíne Madruga da Silva
CREFITO 252660-F
Fisioterapeuta; Pós graduada em Fisioterapia do trabalho e Ergonomia; Pós graduada em Biomecânica da Atividade Física na Saúde e Reabilitação; Pós graduanda em Fisioterapia nas Algias Posturais da Coluna Vertebral; Em formação na Especialização em Osteopatia e Coordenadora técnica das Aulas de Pilates na clínica Zentrum Pilates e Bem-estar / Brusque - SC
Comments