O envelhecimento é acompanhado por uma série de alterações físico-emocionais que apresentam profundo impacto na vida dos indivíduos. Entre essas alterações, destacam-se as doenças crônico-degenerativas, tais como a osteoporose.
A osteoporose é uma doença metabólica do tecido ósseo, caracterizada por perda gradual da massa óssea, que enfraquece os ossos por deterioração da microarquitetura tecidual óssea, tornando-os mais frágeis e suscetíveis a fraturas.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, 1/3 das mulheres acima de 65 anos são portadoras da osteoporose. Apesar de ser uma doença predominante em mulheres, ela também atinge os homens, estimando-se que cerca de 1/5 dos homens brancos acima de 60 anos têm 25% de chance de adquirir uma fratura osteoporótica.
Os principais sintomas da patologia são:
Deformidades,
Encolhimento,
Fraturas vertebrais, levando a problemas gastrointestinais e respiratórios,
Perda da qualidade de vida, podendo levar ao aparecimento de outras doenças, como a pneumonia.
Existem 3 tipos de osteoporose:
A prática regular de exercícios físicos influencia diretamente no aumento da densidade mineral óssea, por este motivo, vem sendo indicados no tratamento da osteoporose.
Dentre as práticas de exercícios físicos, o Método Pilates é um programa de treinamento físico e mental, que possibilita:
Trabalho de força,
Flexibilidade,
Coordenação,
Controle postural,
Equilíbrio,
Melhora do sono e circulação.
Reduzindo riscos de quedas que pode vir a causar fraturas para o acometido da osteoporose. Tudo isso baseado no centro de força, expressão que denomina a circunferência do tronco inferior, a estrutura que suporta e reforça o resto do corpo, evitando assim padrões de movimentos incorretos prevenindo a incidência de lesões.
Como fator contribuinte, a manutenção de hábitos alimentares saudáveis exerce efeitos benéficos, tanto na prevenção quanto no tratamento de idosos com osteoporose.
Tomar sol pela manhã e final da tarde também é fundamental, devido à produção de vitamina D, pode fazer diferença na produção dessa vitamina que pode ser encontrada também em alimentos e suplementos, seu déficit é avaliado através de um exame de sangue.
Espero ter ajudado! Até a próxima!
Autora:
Dra. Francieli Mortari da Silveira
CREFITO 250448-F
Fisioterapeuta, pós graduanda em Terapias Manuais e Instrutora de Pilates no Zentrum Pilates e Bem-estar, Brusque/SC.
Comments