A biotensegridade não é somente a explicação para que o esqueleto fique em pé, para que nosso corpo seja uma estrutura estável e dinâmica, e que mantém nossa postura e movimentos.
Ela é responsável pela mecanotransdução das nossas 70 trilhões de células. As mecanotransduções e/ou mecanossensações são a consciência sobre as forças que influenciam o crescimento, morfologia ou morte das células e estas informam todo o sistema, como tecidos e órgãos.
Há muitos anos, foi proposto um modelo de tensegridade celular para explicar como as células respondem e se adaptam a essas forças e como as conexões entre si permite uma resposta coordenada para todo o tecido.
Microfilamento (tensão)
e
Microtubulos (compressão)
Fonte: Ingber, DE
O que ocorre são oscilações harmônicas que permitem uma resposta de comportamento físico que amplia a percepção desses pequenos estímulos (perturbações) para partes remotas devido às correlações de longo alcance.
E para que aconteça a percepção de posturas e movimentos, os receptores têm que estar localizados nos elementos tensionais do sistema musculoesquelético. Ou seja, estão localizados ao longo desta rede continua de tensão e tecido conectivo, conhecido como fáscia.
Esses mecanorrecptores imersos na fáscia capturam os padrões da distribuição de tensão que podem ser gerados por deformações locais ou globais e transformam no movimento e postura.
Assim como a teia de aranha, que possui em sua estrutura a captura de padrões globais de distribuições de tensão e suas transformações.
As partes e o todo são autointegrados por um meio que é fornecido pela organização em tensegridade.
Esta integração parece depender do meio que permite a transmissão de forças por toda estrutura e as propriedades desse meio são importantes para a percepção.
E é sobre isso que vamos falar na próxima semana. Te espero e até lá!
Referências: Sérgio Fonseca
Autora:
Dra. Laiane de Oliveira Severino
CREFITO 218515 - F
Fisioterapeuta pela PUC/PR, Especialista em Performance Interna, com formação em Pilates pela maior escola do Brasil, e vários outros cursos com enfases e especializações distintas dentro do Pilates e fáscia.
Comments