Um Fisioterapeuta Dermatofuncional é o profissional ideal para esses cuidados. Entenda!
Cada vez mais, percebemos o quanto as pessoas se importam com a estética do corpo, sendo tanto mulheres como homens. Ter esse cuidado requer a procura de tratamentos com equipamentos, técnicas apropriadas e até cirurgias.
Quando se trata de cirurgia, é preciso ter cuidados no pré e pós-operatório.
Aqui é que entramos com os tratamentos fisioterapêuticos dermatofuncionais, para preparar o corpo e depois reabilitar, regenerando os tecidos cutâneos, realizando drenagem linfática e ganhando mais amplitude nos movimentos.
No pré-operatório o profissional dermatofuncional pode orientar o paciente com o uso de cosméticos e nutricosméticos, o que irá ajudar na redução de equimose, edema e fibrose no pós-operatório (MOREIRA, 2021).
É no momento do pré-operatório que o fisioterapeuta prepara o paciente para a cirurgia, conhecendo as suas limitações e assim começando a planejar um tratamento pós-cirúrgico. O profissional poderá avaliar vários fatores, dentre eles:
deformidades articulares,
desvios posturais e
retrações musculares,
Pontos que pode levar a ter alguma disfunção estética ou funcional (ADAMI; SILVA, 2015)
O atendimento no pós-operatório é efetuado de acordo com as alterações da cirurgia, análise de trofismo cutâneo e muscular, dor, edema, sensibilidade e cicatriz, além do tempo que irá durar o pós-operatório.
O fisioterapeuta dermatofuncional precisará de estudo e conhecimento sempre atualizado sobre as alterações funcionais que podem estar presentes, com isso irá desenvolver um tratamento adequado (MOREIRA, 2021).
Na tentativa de proporcionar um ambiente ideal para que aconteça a reparação da lesão, ativando as respostas do organismo e direcionando ao processo de cura, os recursos fisioterapêuticos precisam ocorrer logo após a cirurgia. Quando esses recursos são aplicados corretamente, aceleram a recuperação do paciente, restauram a funcionalidade e auxiliam na diminuição do tempo de repouso (ROCHA et al, 2019).
Podemos notar que nos dias atuais, muitas pessoas estão procurando cirurgias estéticas, para algo que está incomodando ou para aumentar a auto-estima. Com essa busca, percebemos então a importância da fisioterapia dermatofuncional no pré e pós-operatório de cirurgia estética, conduzindo os pacientes a procurar cada vez mais esse recurso para que tenham uma recuperação mais adequada. Pois os ganhos estéticos precisam estar acompanhados de bem-estar geral e funcionalidades normais do corpo do paciente.
Então, você sabia dessa especialidade da fisioterapia? Gostou do conteúdo? Você pode participar ainda deixando seu comentário ou fazendo sua pergunta sobre este asusnto! Ficaremos felizes em interagir.
Referências:
ADAMI, M. S.; SILVA, E. A. Atuação da fisioterapia dermato-funcional no pré e pós operatório de abdominoplastia e lipoaspiração: Revisão de literatura. Conic Semesp, décimo quinto congresso nacional de iniciação científica. Universidade de Ribeirão Preto, 2015.
MOREIRA, E. F. Fisioterapia dermatofuncional e seus recursos no pré, trans e pós-operatório de cirurgias plásticas estéticas e reparadoras: Revisão de literatura. Trabalho de conclusão de curso, Bauru, 2021.
ROCHA, I. F. et al. Importância da integração de fisioterapeutas dermatofuncionais e cirurgiões plásticos em pré e pós-operatório. Congresso internacional transdisciplinar. 2019.
Autora do texto:
Dra. Vanessa Groh
Crefito: 238091-F
Fisioterapeuta Especializada em Dermatofunional e Instrutora de Pilates na Clínica Zentrum Pilates e Bem-estar.
Commentaires