Entenda mais sobre sua coluna vertebral e o quanto o Pilates pode ajudar na melhora dessa mobilidade corporal.
O maior segmento do corpo é a coluna vertebral, formada a partir de uma série de ossos individuais chamados de vértebras. É constituída pela cervical, torácica, lombar, sacro e coccíx.
A coluna vertebral é formada por 33 vértebras e são intercaladas por discos intervertebrais. O fato das vértebras serem móveis torna a coluna vertebral flexível, porém toda a sua estabilidade depende de estruturas como ligamentos e músculos.
São 6 movimentos que a nossa coluna pode realizar: flexão, extensão, rotação para a direita, rotação para a esquerda, inclinação para direita e inclinação para esquerda.
Para prevenir as dores, complicações músculo esqueléticas e conquistar a mobilidade da coluna vertebral, é necessário resgatar a força e alongar os músculos encurtados. E para esse objetivo o método Pilates vai promover exercícios físicos utilizando o peso do corpo, a gravidade e alguns recursos para fortalecer a região.
Respeitando os limites individuais de cada pessoa, o movimento é a melhor maneira para ganhar a mobilidade da coluna, que deve ser suave e gradual.
Por isso, o método Pilates é um importante aliado na conquista da mobilidade da coluna vertebral que você tanto deseja.
Aqui no Zentrum Pilates, as fisioterapeutas são qualificadas para te ajudar e acompanhar em todos os exercícios, respeitando os limites de cada um e assim conseguindo ganhar a mobilidade da coluna vertebral de cada aluno.
Experimente você também o que o Pilates é capaz de fazer por sua coluna, por seu corpo, por sua independência e capacidade motora! Ficou com dúvida? Entre em contato e saiba mais!
Autora do texto:
Dra. Vanessa Groh
Crefito: 238091-F
Fisioterapeuta Especializada em Dermatofunional e Instrutora de Pilates na Clínica Zentrum Pilates e Bem-estar.
Comments