Câncer de mama é um assunto bastante comentado em todas as mídias e todos nós sabemos sobre aspectos de riscos e prevenção desta doença que, apesar de ser considerada bastante grave, possui tratamento acessível a todos os cidadãos.
Porém, ao falar em câncer de mama, é comum a doença ser, automaticamente, associada ao sexo feminino, mas você sabia que ela também ocorre em homens?
As estatísticas dizem que 99% dos casos de câncer de mama são diagnosticados em mulheres, ou seja, a cada 100 casos da doença, um deles ocorre no sexo masculino.
Os fatores de risco podem ser:
Idade,
Obesidade
Problemas no fígado
Histórico familiar de ocorrência da doença.
O tratamento do câncer de mama em homens é muito semelhante àquele realizado em mulheres, com quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia e intervenção cirúrgica (mastectomia).
Quando detectado no início do seu desenvolvimento, possui grandes chances de cura.
De acordo com pesquisa realizada pela American Cancer Society em fevereiro de 2019, 96% dos pacientes levam uma vida totalmente normal após o diagnóstico e tratamento da doença quando esta não se espalha para demais regiões do corpo da pessoa, ou seja, quando o câncer é diagnosticado no início do seu desenvolvimento.
As empresas possuem papel fundamental na conscientização a respeito desta doença por meio de ações de saúde e distribuição de informações sobre a prevenção e detecção de um possível câncer de mama. Providências como estas são de extrema importância para a diminuição dos índices de aparecimento da doença e acesso ao tratamento adequado.
Apesar do câncer de mama em mulheres e homens ser uma doença grave, se for detectado no início o mesmo possui uma enorme chance de cura. Ações de saúde e conscientização, não só sobre o câncer, mas também sobre mais problemas de saúde pouco comuns em homens devem ser realizadas pelas empresas para a conscientização de seus colaboradores sobre tratamento e prevenção de doenças, e é papel das organizações promover a reintegração de colaboradores que venceram a doença.
A PREVENÇÃO É O MELHOR CAMINHO.
JUNTE-SE A ESSA LUTA VOCÊ TAMBÉM!
Autora:
Dra. Jaíne Madruga da Silva
CREFITO 252660-F
Fisioterapeuta, pós graduada em Fisioterapia do trabalho e Ergonomia, e Instrutora de Pilates no Zentrum Pilates e Bem-estar / Brusque - SC
Comments