top of page
Foto do escritorZentrum Bem-estar e Saúde

05 Dicas de Cuidado e Prevenção - Ergonomia na cozinha

A cozinha é a área mais importante da casa, quando se fala em ergonomia, pois é onde a maior parte do trabalho é feito.




Os três principais locais da cozinha são a geladeira, a pia e o fogão, que juntos formam um bom triângulo de trabalho.

Esses três locais, por serem os mais utilizados, devem ter a distância mais eficiente entre eles, minimizando o tráfego através da zona de trabalho. Se colocados longe demais você vai perder muitos passos, enquanto que se forem colocados muito próximos você vai se sentir apertado.


Conheça na figura abaixo os diferente modelos de cozinhas e suas disposições! Reconhece o modelo da sua cozinha?


Fonte: www.dca.arq.br
Fonte: www.dca.arq.br

Quando se trata de bancadas, pia, e afins, a altura do umbigo é a mais próxima do ideal

Mas sabe-se que as pessoas que convivem na casa e utilizarão este espaço possuem alturas diferentes, portanto pode ser considerado o uso de um apoio ou banco que possa auxiliar no ajuste da altura ideal para a realização de determinadas tarefas.


Na parte de baixo do mobiliário da cozinha, é importante deixar um espaço para que os pés fiquem confortáveis e o trabalho possa ser desempenhado com o corpo mais próximo ao móvel em questão, facilitando o desempenho da tarefa.


Fonte: www.ergotriade.com.br
Fonte: www.ergotriade.com.br

Para o maior conforto nas atividades rotineiras do ambiente da cozinha, pode ser criada uma rotina de organização dos utensílios e alimentos que ali estão, ou seja, àqueles que são usados com maior frequência, recomenda-se que estejam na parte média dos compartimentos, entre a linha da cintura e dos ombros, e os itens menos utilizados podem ser organizados nas partes alta e baixa do móvel.



Dicas para melhorar o dia a dia:

  • A bancada deve ser aproximadamente na altura do umbigo – se necessário adapte com um banquinho;

  • Deixe o corpo o mais próximo possível da atividade que está realizando - acomodando bem seus pés;

  • No trabalho em pé coloque uma pequena caixa/ apoio no chão para que possa repousar os pés sobre ela – intercalando um pé de cada vez;

  • Ao carregar sacolas, por exemplo, divida-as entre os lados direito e esquerdo do corpo, e quando carregar caixas deixe próxima ao tronco;

  • Ao realizar tarefas que necessitem elevar os braços acima da linha dos ombros, ou esforço por longos períodos – procure intercalar as atividades e realizar pausas para recuperação do corpo.


Gostaram das dicas? Então fiquem ligados na próxima semana.


Espero vocês! Abraços.




Autora:


Dra. Jaíne Madruga da Silva

CREFITO 252660-F


Fisioterapeuta, pós graduada em Fisioterapia do trabalho e Ergonomia, e Instrutora de Pilates no Zentrum Pilates e Bem-estar / Brusque - SC


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page