Levantar objetos pesados é uma das principais causas de lesões no local de trabalho e no ambiente de casa, você sabia? O excesso de esforço e o trauma cumulativo são os maiores fatores dessas lesões. E a flexão, seguida de torção de tronco, são os movimentos mais citados como causas de lesões.
Quando os trabalhadores usam práticas inteligentes de levantamento de cargas, eles estão menos propensos a sofrer lesões de punho, cotovelo, lesões na coluna vertebral e outras causadas pelo levantamento de objetos pesados.
Evidências científicas mostram que intervenções ergonômicas eficazes podem diminuir as demandas físicas das tarefas de trabalho do manuseio de cargas, diminuindo a incidência e a gravidade das lesões musculoesqueléticas que elas podem causar.
1. Posturas inadequadas e fatores ambientais:
A Flexão de tronco durante o levantamento de cargas pode causar vários problemas no corpo. Ele adiciona o peso da parte superior do corpo ao peso do objeto que está sendo levantado. Inclinar ou projetar o corpo para alcançar a carga permite que a alavanca aumente significativamente a carga efetiva nas costas, causando estresse na parte inferior da coluna e fadiga muscular.
Carregar cargas em um ombro, debaixo de um braço ou em uma mão cria uma pressão desigual na coluna vertebral.
Pegas inadequadas, como caixas sem puxadores ou cargas com formatos não convencionais dificultam a elevação.
Dica: Esteja ciente das temperaturas extremas que podem afetar a elevação e o manuseio de materiais. A baixa visibilidade ou pouca iluminação aumentam as chances de acidente de trabalho.
2. Levantamento de cargas com repetição e longa duração
Manter os objetos por longos períodos, mesmo que as cargas sejam leves, aumenta o risco de lesões nas costas e nos ombros.
Exercer repetidamente uma tarefa pode fadigar os músculos.
Mas afinal, como levantar objetos com segurança?
Todo mundo levanta, segura, carrega, empurra e puxa diariamente, seja durante atividades de lazer ou como parte da jornada de trabalho. O levantamento seguro é um aspecto crítico das atividades diárias e deve ser o foco de qualquer manuseio manual de materiais.
Por isso, vou te deixar 04 passos importantíssimos, que seguidos, certamente evitarão dores, desconfortos e até mesmo lesões! Então fique atento, aprenda e treine!
1. Preparação: antes de levantar ou transportar, planeje o movimento do início ao fim. Quão pesada é a carga? Devo usar meios mecânicos ou outra pessoa para me ajudar? É possível dividir a carga em partes menores? Para onde vou com a carga? Existem apoios de mão adequados nela?
2. Elevação: aproxime-se o máximo possível da carga. Tente manter os cotovelos e os braços próximos ao corpo. Mantenha o tronco reto durante o levantamento, dobrando os joelhos, mantendo a carga próxima e centralizada à sua frente. Consiga um bom apoio para as mãos. Faça um movimento suave ao levantar, se a carga for muito pesada para permitir isso, encontre alguém para ajudá-lo.
3. Transporte: não faça torção na coluna, em vez disso, mova os pés para girar o corpo. Seus ombros, quadris, joelhos e pés devem ficar voltados para a mesma direção. Mantenha a carga o mais próximo possível do seu corpo, com os cotovelos próximos. Se você se sentir cansado, solte a carga e descanse por alguns minutos.
4. Descarregando a carga: solte a carga da mesma maneira que você a pegou, mas na ordem inversa. Dobre os joelhos, mantenha a cabeça alinhada e não faça torção de tronco. Aguarde até que a carga esteja segura para liberar o seu punho.
Já ouvi muito que sabem que "isso é o certo, mas que ninguém faz assim", ou que não conseguem mudar porque fazem errado há muito tempo!
Mas observe uma criança menor de 2 anos! Ela faz da forma correta! Nosso corpo foi feito para fazer de forma segura, nossos comportamentos que influenciam as crianças e mudam isso com o tempo!
Então você já mudou um dia, pode mudar de novo! Basta querer, se preparar e treinar!
Um corpo forte e alinhado ajuda muuuito também nessa mudança, porque facilita a nova forma de pensar e se mover! Então, você pode procurar uma atividade física, talvez o Pilates, que é uma ótima opção para fortalecimento, melhora de postura e prevenção de lesões de uma forma geral!
Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário, sua sugestão! Ficarei feliz com sua participação!
Autora:
Dra. Jaíne Madruga da Silva
CREFITO 252660-F
Fisioterapeuta, pós graduada em Fisioterapia do trabalho e Ergonomia, e Instrutora de Pilates no Zentrum Pilates e Bem-estar / Brusque - SC
Comments